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  • Daniel Oliveira

Ministério da Defesa - Voo de Calibração M30t

Na sequência do nosso cadastro junto ao Ministério da Defesa, realizamos um voo de calibração essencial para a precisão das operações da Dronewise em parceria com a BLK. Este procedimento foi executado seguindo um protocolo rigoroso que incluiu quatro etapas distintas de voo e a coleta de coordenadas geográficas dos pontos de controle do solo. Aqui, detalhamos como essa calibração foi realizada.


1. Detalhamento dos Voos de Calibração


Para assegurar a precisão do sistema, realizamos quatro voos conforme as especificações abaixo:


  • Primeiro Voo: A aeronave sobrevoou a uma altitude de 90 metros, mantendo-se paralela à pista do aeroclube. Esta etapa permite capturar dados em uma linha de voo consistente com a orientação da pista.

  • Segundo Voo: Mantendo a altitude de 90 metros, o voo foi executado em um ângulo de 90 graus em relação à pista do aeroclube. Esta mudança de orientação é crucial para avaliar a precisão em diferentes ângulos.

  • Terceiro Voo: Aumentando a altitude para 120 metros, realizamos um novo sobrevoo paralelo à pista. Essa variação de altura é fundamental para verificar a estabilidade e a precisão do drone em diferentes altitudes.

  • Quarto Voo: Finalizando as etapas, a aeronave voou novamente a 120 metros, mas agora em um ângulo de 90 graus da pista do aeroclube, permitindo uma análise cruzada dos dados em diferentes alturas e orientações.



2. Coleta de Coordenadas dos Pontos de Controle do Solo


Completadas as etapas de voo, o próximo passo foi a coleta das coordenadas geográficas dos pontos de controle do solo. Esses pontos são essenciais para garantir a precisão do mapeamento e foram posicionados com antecedência.


GCP
Pontos de Controle (GCPs)

Utilizamos uma estação RTK (Real-Time Kinematic) para um hover preciso, coletando os dados necessários para a correção diferencial em tempo real. A acurácia dessa metodologia é fundamental para a calibração, reduzindo possíveis erros e assegurando a qualidade dos dados coletados. Além disso, para a medição dos pontos de solo, aplicamos o método PPK (Cinemática Pós-Processada) em modo relativo semi-cinemático.



3. Geração do Relatório de Calibração


Com a finalização dos voos e a coleta das coordenadas, passamos para a etapa de geração do relatório de calibração. Este documento, que será entregue ao Ministério da Defesa, contém todas as informações detalhadas dos voos, os dados coletados, as análises de precisão, e as conclusões obtidas a partir dos voos realizados.


O relatório serve como um comprovante da conformidade do equipamento e das metodologias utilizadas, assegurando que todas as operações futuras estejam dentro dos padrões exigidos para a realização de voos seguros e precisos.

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